Ghari Puja | Rituais indianos no quarto dia
Compartilhe
Começamos o dia cedo para acompanhar o Ghari Puja, um ritual sindhi que simboliza a viagem do casal para uma nova vida. Marca a alegria do início do casamento em si. As famílias se dividem em dois quartos separados, pois antigamente esse ritual era feito nas casas das famílias, com a presença dos celebrantes hindus. Eu conversei com o head prist, Acharya Lalit Mohan Vyas, que me disse que este momento é importante para abrir os caminhos, pedindo permissão aos deuses para a cerimônia do casamento. O primeiro deles é Ganesha, que destrói qualquer obstáculo na vida do novo casal.
Nesse momento, eu e Fernando nos dividimos na fotografia e de tempos em tempos íamos trocando de lugar, pois tudo aconteceu simultaneamente. Foram seis horas de rituais, que simbolizam também que as famílias devem prosperar sempre, e que nunca devem se esquecer da caridade e do cuidado uns com os outros.
Cúrcuma é passada no rosto do noivo, para pedir que os corpos físicos se tornem mais fortes. As roupas de Parish foram rasgadas indicando que ele estava prestes a abandonar a sua vida antiga e começar uma nova jornada.
A maioria dos detalhes que vemos estão ali para pedir proteção. Ao final, ambas as mães, juntamente com os maridos de suas filhas saem com um jarro de água nas cabeças. Esse pote é colocado fora das casas, o genro passa um punhal ao redor dele, a fim de quebrar qualquer feitiço maligno sobre a nova família. É o genro, quem protegerá contra qualquer intruso. Em seguida entram novamente nas casas para afastar qualquer mau espírito sobre a celebração oficial do casamento, que ocorrerá nas próximas horas.
O pai da noiva distribuiu rúpias enquanto tambores eram tocados e a família do noivo distribuiu colares lindamente construídos com as notas. Esses colares dão sorte e chamam a prosperidade na vida de quem os recebe. Ficamos imensamente honrados quando Veeru, o pai do noivo, os colocou sobre nossos pescoços quando todo o ritual se finalizou. Humildemente agradecemos aos deuses a honra de estar nesse momento tão intimista e significativo.
FOTOS | FERNANDO LUTTERBACH & CAROL GODOI © 2016 todos os direitos reservados.