Saath Phere | A cerimônia de casamento
Compartilhe
Na cultura hindu, o casamento é um dos mais importantes ritos de passagem que uma pessoa pode ter. Resumidamente, significa a mudança da primeira fase da vida (dedicada à educação e aprendizagem) para a segunda fase (dedicada à construção de um lar e criação dos filhos). Na escritura hindu, o casamento é um sacramento com valores morais e éticos fortes, e foi criado para unir os noivos em um só ser - em alma e espírito. O casal vai perseguir o Dharma, realizando o dever justo, o Artha, a aquisição de riqueza e o Kama, o gozo dos desejos naturais.
Por isso, tudo é significativo, inclusive a caminhada de Parish até a casa da noiva, onde ela ficou protegida por um lençol considerado auspicioso, que separa a vida que tinha antes do noivo chegar. A partir daí, Parish a conduz, com a ajuda dos homens da família, para o local reservado da cerimônia em si. Este ritual sozinho tem a duração de aproximadamente 5 horas.
O fogo que os dois acendem simboliza a luz, poder e conhecimento. O casal se compromete a permanecer fiel um ao outro na frente do deus do fogo, em seguida, circundam sete vezes a chama sagrada e fazem sete votos de casamento:
Com o primeiro passo, vamos proporcionar e apoiar uns aos outros.
Com o segundo passo, vamos desenvolver a força mental, física e espiritual.
Com o terceiro passo, vamos compartilhar os bens materiais.
Com a quarta etapa, iremos adquirir conhecimento, felicidade e paz.
Com a quinta etapa, vamos criar filhos fortes e virtuosos.
Com o sexto passo, vamos aproveitar os frutos de todas as estações.
Com a sétima etapa, vamos sempre continuar amigos e cuidar um do outro.
Rhea e Parish aceitam as mãos um do outro simbolicamente amarrando os pulsos com um cordão sagrado, que é chamado Sutrabandhanam, dando continuidade ao próximo ciclo da vida. Parish adorna o pescoço da noiva com a Mangalsutra, um colar simbolizando boa sorte, amor e amizade. Rhea faz o mesmo.
Muitos dos detalhes que vemos se desenrolar na cerimônia indicam a continuidade da vida e o compromisso da renovação da herança familiar para uma próxima geração. Cada um recebe arroz e dinheiro das mãos da noiva, como um ato que unifica os membros da família. "Eu estou por você e você estará por mim". Os convidados comemoram jogando pétalas de rosa no casal e a cerimônia termina com as fotos protocolares.
Ao final, as amigas solteiras da noiva são chamadas e ela bate os braços, tentando quebrar os adornos dourados em cima de cada uma delas. Naquela que o acessório cair será a próxima a se casar. Em seguida, Rhea finalmente se despede dos pais (um momento intenso para todos os presentes) e se dirige sozinha ao seu novo aposento para começar sua história com seu agora marido, Parish.