Como ter um making of atemporal
Compartilhe
Imagine se você estivesse assistindo a um filme, e nele só tivesse a parte do beijo, final feliz do casal e mais nada. Nem introdução, nem desenrolar das ideias e muito menos uma apresentação dos personagens. Acabaria ali o filme. Você ia ficar revoltada? Ia ser confuso e sem graça? Provavelmente.
É por isso que gostamos tanto da preparação da noiva. Fotografamos o cenário, introduzimos todas as pessoas que fazem parte do dia, e ficamos de olho em momentos emocionantes porque eles também acontecem ali. São imagens que nos fazem entender que o casamento é uma passagem, de uma menina, filha e irmã para outra fase da vida. É isso, gente! Antes do beijo dos noivos, existem outros brindes, despedidas e uma introdução desse dia tão esperado. Por isso, e para que você aproveite melhor essas horas iniciais, damos nossas orientações aqui, baseadas em nosso gosto e experiência de 13 anos de muitos erros e acertos durante o making of da noiva.
1. Escolha um local que tenha espaço adequado para sua expectativa e o número de pessoas que você deseja neste momento, que sugerimos seja o menor número possível. Pense que precisamos de espaço, mas principalmente considere a atemporalidade do estilo do local e preze pela elegância e sofisticação, fugindo de exageros.
2. Se preocupe com a iluminação natural do lugar, se é amplo e arejado. Tem bastante luz de janela? É realmente claro ou é cheio de paredes pretas, plantas por todo lado ou madeiras escuras e muito fechado? Tem espaço externo para retratos, como uma varanda ou um jardim ou mesmo uma sala minimalista para os portraits finais quando você estiver pronta?
3. O espaço precisa ser um ambiente claro também na decoração. Não escolha um lugar extremamente poluído e com muita informação.
4. Verifique antes se você terá o ambiente com exclusividade e, se não, quantas pessoas estarão dividindo o lugar com você. Claro, somos adeptos da exclusividade, mesmo porque já vimos cada coisa acontecer em ambientes com mais de uma noiva: até sapatos trocados já vimos...
5. De jeito nenhum você precisa de um dia da noiva num salão!! Só se realmente quiser e o local te agradar. Saia do usual e pesquise hotéis (visite os quartos antes); que tal pesquisar casas lindas no Airbnb? É muito significativo também se você escolher um lugar com história e lembranças (casa dos pais ou avós que tenha luminosidade e seja arejada). Ouse e escolha uma galeria de arte, que tal?
6. Veja se a decoração do espaço te agrada; lembre-se que o cenário também estará registrado em suas fotos para sempre. Gosta dos quadros, cores dos tapetes e tipos de objetos? Eles seriam um bom fundo para suas fotos? Imagine tudo isso no seu livro fotográfico: serão imagens que dão o tom inicial para as outras fotos do álbum? Tem o mesmo estilo e paleta que você selecionou nos outros itens do casamento?
7. Não basta ser um local bonito, tem que ter seu estilo e o estilo compatível com o seu casamento: busque uma harmonia em todo o seu dia.
8. Pense na logística e no seu deslocamento. É preferível que o local seja próximo ao da sua cerimônia, mas se não for, acrescente bastante tempo de sobra para amenizar imprevistos no caminho. Engarrafamentos gigantes, carro que estraga ou pneu furado bem ao levar a noiva para a cerimônia? Sim, já vimos.
9. Outra dica é se preocupar com a organização do quarto principal. É legal ter uma ou outra foto da baguncinha gostosa que vocês farão nesse dia, mas imagina todas suas fotos com tralhas espalhadas em volta?
10. Ah, parece bobagem, mas não é, ainda existe isso nesse nosso Brasil, então pergunte: no local que escolheu (principalmente se for salão) é permitida a presença de fotógrafos e cinegrafistas durante a sua preparação em todos os ambientes que você estará? É possível adaptar o ambiente para suas fotos?
11. Sugerimos que você tenha um profissional de beleza dedicado exclusivamente a você e outro(s) para suas convidadas. E, que seja alguém com uma energia bacana, que você confie e goste. Esse profissional é o seu primeiro contato nesse dia, se algo dá errado aí, pode dificultar seu bem estar pelo restante do seu precioso tempo.
12. Tenha uma conversa com a equipe de maquiagem, combinando com eles de que farão parte dos registros desse momento marcante de sua vida, ou seja, estarão em seu álbum fotográfico, portanto é importante que saibam que fazem parte de um momento significativo e devem estar vestidos adequadamente. (Vocês acham que isso é obvio, mas não é, já fotografamos um making of em que o maquiador estava com um boné vermelho e outro com uma camisa de time de futebol!! Ficou bom o making of? Claro que não.)
13. As convidadas que estão com você neste momento serão fotografadas e são as primeiras a aparecerem no seu álbum, por isso, pensem juntas na roupa (ou roupões, robes) que irão usar para que tudo esteja harmônico e clean durante todo o tempo, não só para o brinde. Não se preocupe em ter uma conversa franca com elas, pois todas estarão em destaque em todo o decorrer do making of. Aqui, de novo, menos é mais.
14. Planeje para você e suas convidadas algum lanche e bebidinhas durante o making of; não beba de barriga vazia. E, prepare uma playlist para o dia: é bem legal recordar depois ao escutar as mesmas músicas.
15. No making of fotografamos seus detalhes, por isso, lembre-se de levar seu convite, itens de papelaria, perfume, alianças, anel de noivado, acessórios, sapatos, véu e seu buquê. Esse último pode chegar mais para o final do making of: planeje com sua decoradora. Aliás, seu perfume deve ser cuidadosamente pensado! Nossa memória olfativa tem força e esse aroma pode te transportar facilmente para as emoções vividas ali.
16. Se você sonha com aquela fotografia do vestido pendurado num cabide, pense em adquirir um cabide mais reforçado e que converse com a sua identidade visual como um todo. Particularmente sugerimos algo mais atemporal, clean e que possa sobreviver à modismos. O foco é o vestido, então o minimalismo é a melhor opção. Pedimos que compre um cabide com gancho giratório e que suporte o peso específico do seu vestido.
17. Leve um ferro de passar à vapor, o famoso steamer, para tirar amassados de seu robe ou vestido. Já vimos convidadas também precisarem de última hora de passar seus vestidos, assim você pode ajudar alguém. E, sim, amassados muito fortes aparecem nas fotos!
17.1 Um kit emergencial de costura já salvou algumas noivas nossas. Não custa a precaução extra!
18. Se você for dizer seus votos, que tal deixar alguma parte final para ser escrita nessa hora e nos avisar para fotografarmos enquanto faz isso? Leve um papel bem bonito, envelope e caneta que você goste de verdade. Digo isso sem medo: fazer no telefone é sem graça e não sobrevive ao passar do tempo. Você deve presentear ao outro com essas palavras por escrito, afinal, como seu parceiro ou parceira vai reler isso daqui 20 ou 30 anos?
19. O tempo para você se vestir e colocar seus acessórios é maior do que o usual, pois estaremos fotografando cada etapa. Precisamos que você tenha tempo hábil e curta esse momento devagar. Notamos que as noivas ficam calmas no início, mas costumam correr assim que terminam a maquiagem. Que triste é planejar tanto por esse momento e não poder vivenciá-lo de verdade, em sua plenitude, não é? Respire fundo e lute contra a ansiedade.
20. E aí, você está pronta, A NOIVA que sempre quis ser. E então? Antes de você ir correndo para seu casamento, gostamos de tirar pelo menos mais 20 minutos finais para fazer retratos. É a sua hora, cuide para que ninguém a tire de você e conte com nossa sensibilidade de deixá-la bem fotografada para sua memória. E, de novo, não canso de repetir: ter um lugar com iluminação natural, sem muitas distrações ou muito sobrecarregado de objetos, fios e móveis, ajuda muito!
21. Um dos momentos mais bonitos dessa parte é quando seu pai (padastro, irmão ou pessoa que te levará ao altar) te vê pronta de noiva pela primeira vez. Gostaríamos de ser avisados deste momento, desse encontro que pode ser emocionante, para registramos da forma mais bela possível e coordenar o melhor local com vocês.
Aproveite bem cada segundo! E, isso é só o início...
Estaremos lá para deixar tudo muito bem registrado para as gerações que virão.
Carol e Fernando Lutterbach
Legenda das Fotos:
Foto 1 - Isabela na Villa Paolucci
Foto 2 - Isabela no Hotel Mercure Lourdes
Foto 3 - Detalhes feito no couro da poltrona do Hotel Fasano
Foto 4 - Vestido Isadora no Hotel Fasano
Foto 5 - Mirele no quarto da Pousada Monsenhor Vicente - Pitangui
Foto 6 - Lorrayne na varanda da casa que alugou no Airbnb para seu making of em Mário Campos.
Foto 7 - Vanessa na varanda de suíte do Caesar Business Vila da Serra
Foto 8 - Daniela no Espaço superior da Casa Bernardi
Foto 9 - Nara em um dos quartos do Vinhedo Água Verde - Uruguai
Foto 10 - Gabriella no espaço lateral da Casa Pampulha