Como Fazer seu Álbum de Lua de Mel
Compartilhe
Aposto que depois da festa do casamento você viajou para um lugar especial, romântico ou de cenário deslumbrante. Ou então, um destino que você já sonhava a algum tempo e que te trouxe emoções em todos os sentidos. Isso te parece gravado tão profundamente na sua cabeça que você tem certeza de que nunca mais vai esquecer nenhum detalhe.
Ah, mas vai, sim!
Corta para daqui 20 anos, e as perguntas aparecem sem cessar: “Onde ficamos hospedados naquela cidade? E aquele restaurante delicioso… o que comemos lá mesmo? Como chamava aquele mercado impressionante que amamos”?
E aí, para onde a gente corre para refrescar essa memória e talvez gravá-la um pouco mais fundo, por mais tempo?
Para o nosso álbum de viagem!
E é para não te deixar sem esse item precioso da sua história que dou hoje 5 dicas para não postergar isso ao infinito:
- Baixe as fotos (na maior resolução possível) no seu computador e faça back up delas num HD e “na nuvem”.
- Crie uma pastinha com o nome do destino e envie todas para lá. Se tiver mais de um, separe por lugar, pois fica mais fácil escolher e talvez dividir em mais álbuns por local se forem muitas fotos.
- Agora crie uma nova pasta com o título “escolhidas_nomedolugar”e vá movendo para lá apenas as fotos que te causam mais emoção e que você não pode deixar de lembrar. Evite repetições: seu álbum deve ser clean e gostoso de ver.
- Depois disso, é claro que você ainda terá um número alto de imagens! Então aguarde uns dias e volte na pasta das escolhidas (esqueça a outra com todas as fotos senão você não sai do lugar) e faça mais uma varredura nelas e delete um pouco mais de imagens.
- Agora já é hora de colocar as imagens nas mãos de alguém que cuide da criação do projeto e gerenciamento do seu álbum, então crie um espaço “na nuvem” para fazer upload com apenas as fotos que você deseja que façam parte do álbum. E se ainda forem muitas, existem profissionais que oferecem o trabalho de curadoria do álbum, ou seja, durante a diagramação, escolhem as mais interessantes esteticamente para você. Mas isso só fará sentido se você confiar no profissional e se você já tiver feito esses primeiros cortes.
Você deve estar se perguntando onde arrumará tempo para fazer isso. Eu sugiro em dias de descanso, um domingo ou feriado, por exemplo. Ou então, separar meia hora por dia (não tem problema desligar a Netflix e sair do Instagram um pouco, tem?) até chegar ao fim dessa missão. Lembre-se que você do futuro irá agradecer por esse investimento de tempo no presente, para guardar aquilo que já é passado.
Texto por Carol (@lutterbachfotografia)
Jornalista de formação, designer de álbuns e empresária da fotografia por paixão.